Durante a infância, é comum que as crianças sejam afetadas por algumas doenças, ainda que os pais estejam sempre atentos aos cuidados.
Normalmente, elas já nascem com a resposta imune inata (natural), preparada pelo sistema imunológico, um conjunto de órgãos, tecidos e células que promove o equilíbrio do organismo e atua contra ataques externos.
A exposição a vírus e bactérias faz com que a criança desenvolva, gradativamente, imunidade suficiente para impedir uma nova ação desses agentes já reconhecidos pelo sistema imunológico, o que configura a imunidade como adquirida.
No entanto, ele não está completamente pronto para proteger a criança de todas as interferências infecciosas, o que provoca o surgimento de algumas doenças comuns nesta fase.
Catapora, alergias, viroses, caxumba e infecções no ouvido e garganta são algumas das principais doenças mais comuns nesta fase. Saiba mais sobre cada uma delas, quais os sinais e como prevenir os pequenos.
Catapora
Também conhecida como varicela, a catapora é uma doença infecciosa e altamente contagiosa, provocada pelo vírus Varicela-Zoster.
Os sintomas começam pela febre, mal-estar e dores. No intervalo de 24 a 48 horas começam a aparecer pequenas bolhas d’água de aspecto avermelhado, que provocam coceira à medida em que secam, principal característica da doença.
A melhor forma de prevenir a catapora é garantir a vacinação e evitar o contato com outras crianças infectadas. Em caso de contaminação, não deixe de levá-la ao pediatra para iniciar o tratamento.
Alergias
Podem ser provocadas por ácaros, fungos, pelos de animais, alimentos, produtos de higiene e de limpeza, entre outros fatores.
A depender do que desencadeou a alergia, ela pode se manifestar por meio de coceiras, erupções ou vermelhidão na pele, diarréias ou dificuldades respiratórias.
Manter os forros de cama sempre limpos, a casa arejada e observar as reações da criança a alimentos e produtos são medidas importantes para prevenir o agravamento dos quadros de alergia. Além disso, é ideal consultar um pediatra para avaliar a especificidade do caso, a fim de diagnosticar a alergia e tratar corretamente.
Viroses
Apesar de apresentarem aspectos semelhantes às alergias, as viroses são provocadas por vírus, que geralmente afetam o trato intestinal ou respiratório das crianças e provocam sintomas, como febre, diarreia, tosse, dor de cabeça e, em alguns casos, vômitos.
Ensinar a criança a manter bons hábitos de higiene, como lavar sempre as mãos, estimular uma alimentação saudável e a hidratação constante são alguns dos cuidados para evitar o aparecimento de viroses.
Caso os sintomas persistam, procure um pediatra para evitar que as condições se agravem.
Caxumba
Também conhecida como papeira, a caxumba é uma infecção viral aguda e contagiosa que atinge as glândulas salivares. Causada por um vírus da família dos Paramyxovirus, ela é transmitida pela disseminação de gotículas pelo ar ou pelo contato direto com pessoas infectadas.
O principal sinal da doença é o inchaço das glândulas, que se manifesta abaixo da mandíbula. Outros sintomas comuns são: febre, dor muscular e ao engolir e mal-estar.
Assim como a catapora, a melhor forma de prevenção é a vacina, sendo a primeira dose aos 12 meses e a segunda 3 meses depois.
Infecções de garganta e ouvido
As infecções de ouvido também são conhecidas como otite externa, em casos mais leves, ou média, para casos mais graves. Elas costumam ser causadas pelo excesso de umidade no canal auditivo ou pelo acúmulo de secreção, desencadeado por gripes e resfriados.
A infecção da garganta, por outro lado, tem como principal causa a contaminação por vírus ou bactérias. Ambas afetam as crianças com dores na região inflamada, febre, falta de apetite e indisposição.
Evitar o uso de cotonetes (dê preferência à limpeza com toalhas), ter cuidado com água na região dos ouvidos e manter uma alimentação saudável são alguns dos cuidados que podem ser tomados para prevenir essas infecções e aumentar a imunidade dos pequenos.
Para todas essas doenças, é importante procurar ajuda pediátrica para diagnosticar e tratar corretamente. Além disso, tornar a consulta pediátrica um hábito regular é importante para prevenir a incidência de doenças que afetem o bem-estar da criança.
Atendimento pediátrico em Aracaju
Criada e fundada em 2017, a Com Saúde Centro Médico é uma clínica de especialidades médicas que tem como finalidade oferecer serviços de saúde, como consultas, exames e tratamentos, com qualidade, preços acessíveis e atendimento humanizado. Com a competência e o respeito que os pacientes merecem, a Com Saúde Centro Médica é referência no segmento de saúde em Sergipe, atuando em áreas, como Pediatria, Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, Medicina do trabalho, Ginecologia, Urologia, entre outras. A clínica fica localizada em Aracaju, na Rua Pernambuco, 721, bairro Siqueira Campos (paralela à Rua Bahia). Agende sua consulta: (79) 3025-3030 | (79) 9 9130-3030.